segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tornando sua WIFI segura.

Tornando sua WIFI segura.

Segue abaixo seis passos para deixar sua WIFI mais segura. Longe de qualquer invasor.




1 - Tenha uma rede com senha e com criptografia

Usar criptografia em um roteador significa que as informações de quem acessa aquela rede sem fio estarão codificadas O mais comum é o padrão de criptografia WPA2. Para ativá-lo, o usuário deve acessar as configurações do roteador e definir uma senha (de no mínimo oito caracteres). Ao criar a senha, é importante que o usuário procure misturar letras e números para deixá-la mais segura. É recomendável mudar com certa frequência. Essa ação de caráter preventivo é boa até para que ninguém consiga se conectar automaticamente ao roteador, roubando link de internet.


2 - Desabilite o Wi-Fi Protected Setup (WPS)

O Wi-Fi Protected Setup é um recurso conveniente que permite burlar a autenticação pela senha. Para usá-lo, você inicia a conexão pelo dispositivo (notebook, smartphone, etc) e em seguida pressiona um botão localizado no roteador para autorizar a conexão.
Isso não seria um problema, a princípio. No entanto, existem falhas envolvendo o Wi-Fi Protected Setup que tornam esta “conveniência” uma vulnerabilidade.

3 - Mude a senha padrão de acesso ao roteador

Todos os roteadores contam com uma senha para configuração do aparelho. O comportamento normal de quem tem rede Wi-Fi é deixar os valores padrão. O problema é que a senha padrão de cada roteador está disponível na internet. Lembre-se: esta é a senha para configuração do roteador, não a senha para acessar a rede sem fio.
Com a senha padrão em mãos, um usuário mal-intencionado pode conectar um cabo de rede ao roteador e tomar conta da rede, configurando o aparelho para limitar a internet para o próprio dono do aparelho, por exemplo.


4 - Desabilite o gerenciamento via WLAN

São raras as vezes que uma mudança na configuração do roteador/modem é necessária. Por isso, você pode desativar o gerenciamento via WLAN (Wireless LAN). Isso significa que apenas um computador conectado diretamente via cabo ao roteador poderá entrar no painel administrativo. Dessa forma, mesmo que sua rede sem fio seja comprometida, o acesso ao roteador ainda estará bloqueado.

5 - Esconda a rede Wi-Fi

O SSID é um conjunto de caracteres que dá nome a uma rede. Por padrão, todos os roteadores deixam o nome da rede exposto. Basta ter um dispositivo portátil para saber que existe uma rede sem fio em determinado local. No entanto, por questão de segurança, é possível esconder a rede, tornando-a acessível apenas para quem souber que existe uma rede naquele local.

6 - Desligue o roteador quando não estiver usando

É recomendado desligar o roteador durante o período que ninguém usa. Além de economizar energia, pode evitar que usuários mal-intencionados tentem burlar a rede. Aliás, se não há rede ativa, não há nem tentativa de ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário